sábado, 1 de junho de 2019

ANTÔNIO HOUAISS



  . Av Epitácio Pessoa, 4560 - Lagoa  



Resultado de imagem para antonio houaissAntônio Houaiss (1915 - 1999) foi um multifacetado. Filólogo, linguista, crítico, lexicógrafo, tradutor, perito-contador, gastrônomo, ensaísta, polígrafo, professor, biólogo, diplomata, enciclopedista, acadêmico.  Nasceu no Rio de Janeiro, o quinto dos sete filhos de imigrantes libaneses maronitas. Mas Antônio Houaiss é conhecido mesmo como filólogo.

Os que com ele conviveram sempre des tacam que desde a juventude, todo o saber, a cultura humanística mesclada com generosidade e afeto, conjunto de qualidades sempre ampliadas a cada momento de sua vida, ele compartilhava com os próximos, e nunca, por saber mais, quis impor ideias políticas aos discípulos. 


Por ocasião do centenário de Antonio Houaiss em 2015, o acadêmico Eduardo Portela falou que

"...temos o dever de homenageá-lo enquanto escritor, enquanto crítico literário, e enquanto referência cidadã. 
Ele soube ser um cidadão brasileiro." 

Uma das facetas mais lembradas de Houaiss é a tradução de Ulisses, de James Joyce. Ele transpôs para o nosso idioma a magia verbal do grande autor irlandês, quarenta e dois anos após a publicação do original. Todas as particularidades léxicas do estilo joyceano poderiam assustar, e até inibir, aqueles que pensassem em verter a obra para a língua portuguesa. Mas este não foi o caso de Antônio Houaiss, que cumpriu a tarefa em menos de um ano.

Certa vez disse que

"A cultura é tudo o que a humanidade faz 
dentro de um contexto: 
é transmissão, é produção e também é performância, 
tudo ao mesmo tempo. 
A nossa cultura está sendo impotente 
para a modernidade."

Jamais abdicou de suas ideias de homem de esquerda, mas nunca quis impor ideias políticas aos discípulos.  Em 1951  ele e outros jovens diplomatas – entre os quais João Cabral de Melo Neto – foram demitidos do Itamaraty sob acusação de organizarem na Casa de Rio Branco uma célula do PCB. Houve pressão diplomática do governo de Portugal, à época chefiado pelo ditador Salazar, por ter sido ele o diplomata encarregado de ler na Assembleia da ONU a nota brasileira contra a política colonialista de Portugal na África e na Ásia. Em 1964, foi aposentado, e seus direitos políticos foram cassados por dez anos. Na realidade, o socialismo foi a  primeira e única opção política.  Fascinado por ele e um radical, acreditava  que ele continuava sendo "a condição para a sobrevivência da humanidade", mesmo depois da queda do muro de Berlim.

 Houaiss fez um dicionário histórico, isto é, um dicionário que procurou acompanhar o vocábulo desde a sua primeira datação. "O Dicionário do Aurélio saiu eminentemente literário, exemplificando as acepções dos seus itens lexicais com textos extraídos da nossa literatura".  Os dois dicionários se completam .

Resultado de imagem para dicionario de antonio houaiss  Resultado de imagem para dicionario de antonio houaiss




Colaborou na imprensa do Rio de Janeiro e de São Paulo, tendo sido redator do Correio da Manhã (1964-1965).
Na carreira diplomática, por concurso de provas em 1945, foi vice-cônsul do Consulado Geral do Brasil em Genebra (1947 a 1949), servindo também como secretário da delegação permanente do Brasil em Genebra, junto à Organização das Nações Unidas

Coube a Antônio Houaiss, importante técnico e conhecedor da língua a tarefa de criar as regras para a Comissão Machado de Assis que representou à preservação da memória da literatura clássica brasileira.  Foi o quinto ocupante da cadeira 17, da Academia Brasileira de Letras, eleito em 1º de abril de 1971, na sucessão de Álvaro Lins, e recebido pelo acadêmico Afonso Arinos de Melo Franco em 27 de agosto de 1971.

Antônio Houaiss casou-se em 1942 com Ruth Marques de Salles e não teve filhos. A esposa faleceu em 1988, e ele quase 11 anos depois.
 Foi nosso vizinho ilustre na Av Epitácio Pessoa, 4560 apartamento 1302 , na Lagoa.




Curiosidades

A gastronomia era uma paixão de Antônio Houaiss. 


Resultado de imagem para a magia da cozinha brasileira, antonio houaiss
Estudava com carinho as diversas variedades da comida brasileira, considerada por ele como um dos itens culturais. A partir dessa relação com a boa culinária, escreveu os livros Magia da cozinha Receitas rápidas 81 receitas de (até) 18 minutos, resultado de suas experiências como cozinheiro. Ficaram famosas as reuniões que promovia, onde se degustavam pratos atraentes e saborosos, com destaque para uma das suas especialidades: a moqueca capixaba.

Ele se gabava de ter a capacidade de fazer diversos pratos ao mesmo tempo, para atender dezenas de pessoas, sem nenhuma ajuda, e com um diferencial de fazer inveja a uma dona de casa ou aos chefs de grandes restaurantes: deixava a cozinha limpíssima.

. Antônio Houaiss era um apreciador da cerveja 

Resultado de imagem para a cerveja e seus mistério livroPara eternizar essa relação, nos legou o livro A cerveja e seus 
mistérios, contando a história da bebida desde os seus primórdios até chegar aos tempos modernos.

Mas ele fazia questão de deixar bem claro: no sentido estrito – até por disposições legais inequívocas : só é cerveja a bebida elaborada com malte, água, lúpulo e levedo.


Nenhum comentário: