terça-feira, 1 de maio de 2018

PRINCESA ISABEL

 . Rua Pinheiro Machado, 30 - Laranjeiras  

Nesse mês dos 130 anos da Abolição , vamos falar da Princesa Isabel.

Demonstrando grande habilidade política, Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bragança e Bourbon, a Princesa Isabel,  foi regente do Império do Brasil em três ocasiões, enfrentando inúmeros desafios e momentos graves, e se mostrou uma mulher à frente de seu tempo ao defender, por exemplo, a reforma agrária, a educação pública universal e o sufrágio feminino.
Resultado de imagem para PRINCESA ISABEL

Do nascimento, no Palácio de São Cristóvão, em 1850, até sua morte, em 1921, exilada no castelo da família na Normandia, Isabel emerge como uma mulher forte e determinada, católica fervorosa mas também bem humorada e ardilosa, capaz de manobrar junto ao pai para evitar que seu marido fosse enviado à Guerra do Paraguai.

A Princesa Isabel era uma mulher bem humorada mas mandona. Embora tenha enfrentado os perigos durante o movimento abolicionista, escondendo escravos fugidos até mesmo dentro do Palácio de São Cristóvão, sempre recusou qualquer movimento para a retomada do regime no Brasil, após o exílio.

Resultado de imagem para PRINCESA ISABEL  
" ...lamento tudo quanto possa armar 
irmãos contra irmãos... 
É assim que tudo se perde 
e que nós nos perdemos. "


Princesa Isabel morou no Palácio Guanabara - que foi chamado de Paço Isabel  na Rua Pinheiro Machado, que  hoje é sede do governo  do Estado do Rio de Janeiro.

Resultado de imagem para palacio guanabara

O Palácio Guanabara, de estilo originalmente neoclássico - hoje após reformas o estilo passou a eclético -  começou a ser construído em 1853, e em 1865 a Princesa Isabel e o Conde D’Eu, recém-casados, mudaram-se para o nobre endereço. Antes de virar Palácio Guanabara, o prédio se chamava Paço Isabel.

Originalmente o palácio fazia parte de um grande sítio que pertencia a Domingos Rozo. Isso no início do século XIX. Após a sua morte, o sítio foi divido em chácaras entre seus herdeiros, e em 1852 uma delas foi vendida a José Machado Coelho, que construiu sua casa no local. Isabel e do Conde d'Eu compraram a casa de José Machado Coelho em 1864.




Uma curiosidade

Até a Proclamação da República, em 1889, o Palácio era propriedade dos Bragança . Com o fim do Império, o local foi decretado bem do Governo Federal em 1891. A família imperial nunca aceitou a incorporação do Palácio Guanabara ao patrimônio da União e recorreram à Justiça para reaver a propriedade, mas perderam. O processo foi reaberto em 1955, e até hoje ele tramita na Justiça, num dos processos mais antigos da história do país

Vê-se que é praxe nesse país, desde lá atrás, tomar a propriedade alheia por decreto.
E, também, a lamentável lentidão da justiça brasileira. 


Nenhum comentário: