. Rua Otávio Correa, 84 - Urca
Herivelto Martins (1912-1992) - nome completo Herivelto de Oliveira Martins - foi um dos maiores compositores brasileiros , referência da MPB entre as décadas de 1930 e 1950.
Nasceu na Vila de Rodeio, hoje município de Engenheiro Paulo de Frontin. Após uma discussão com o pai, aos 18 anos de idade e com apenas 1 conto e 200 réis no bolso, Herivelto veio para o Rio de Janeiro, com o desejo de tentar a carreira artística.
Herivelto Martins teve sua trajetória musical bem dividida em duas partes: antes e depois de Dalva de Oliveira.
No Bar do seu Machado, no Morro de São Carlos, onde comia durante a semana, teve a oportunidade de conhecer os grandes sambistas que por ali moravam.
Em 1932, Herivelto Martins conheceu Francisco Sena, com quem formou a Dupla Preto e Branco e passou a compor para ela. Com a morte de Sena, Herivelto passou a atuar sozinho até conhecer o cantor e compositor Nilo Chagas, com quem formou a nova Dupla Preto e Branco. Em 1936, eles conheceram a cantora Dalva de Oliveira no Cine Pátria, onde trabalhavam. E começaram a ensaiar juntos em busca de algo diferente, e passaram a se apresentar os três. Gravaram em 1937 e o disco foi um sucesso , sendo o trio contratado pela Rádio Mayrink Veiga, para o programa de César Ladeira , onde pela primeira vez ele anunciou os três cantores como Trio de Ouro (foto acima).
Herivelto casou com Dalva e a década de 1940 foi o auge da trajetória do Trio de Ouro.
Herivelto Martins compôs sambas, sambas-canções inspirados no cotidiano, como Praça Onze (com Grande Otelo), Isaura (com Roberto Roberti), A Lapa (com Benedito Lacerda) e sambas-canções como Caminhemos, Atiraste uma Pedra (com David Nasser) e Ave Maria do Morro.
A vida conjugal de Herivelto e Dalva foi sempre muito tumultuada. E suas brigas protagonizaram um escândalo nacional. Um verdadeiro duelo musical. Ele, de um lado juntamente com David Nasser (jornalista e compositor) e Dalva de outro, sustentada por letras e músicas de Ataulfo Alves, Nelson Cavaquinho,Mário Rossi, J. Piedade e Marino Pinto.
Começou com o samba de Herivelto "Cabelos Brancos", respondido por Dalva com o "Tudo acabado", de J. Piedade e Osvaldo Martins.Continuou com "Caminhemos", "Quarto Vazio", "Caminho Certo" e "Segredo". Dalva rebateu com "Calúnia", "Errei sim" e "Mentira de Amor".
E o público brasileiro era quem ganhava, vivendo as músicas que embalavam os suspiros a favor, ora de Herivelto, ora de Dalva.
Herivelto conheceu, então, Lurdes Torelly e isso foi o estopim para o rompimento da conturbada união com Dalva. E Lurdes tornou-se a companheira de Herivelto até sua morte.
Teve 7 filhos. Dois com Dalva - Peri (cantor e compositor) e Ubiratan - três com Lurdes: Fernando, Yaçanã e Herivelto Filho.
Herivelto, antes de se casar com Dalva, viveu com Maria Aparecida Pereira, a quem chamava de “Mariazinha”,e com ela teve dois filhos: Helcio Pereira Martins e seu irmão Hélio Pereira Martins.
Herivelto Martins foi nosso vizinho ilustre em dois bairros do Rio:
. No bairro da Freguesia, na Ilha do Governador
Lá se hospedaram entre outros Grande Othelo e Dorival Caymmi,
Em 1943 a casa foi hipotecada como garantia de um empréstimo bancário para o financiamento de uma temporada de shows do “Trio de Ouro” na Venezuela, que acabou fracassando e a casa foi entregue aos credores.
. no bairro da Urca,
onde viveu em dois endereços: primeiro na Rua Joaquim Caetano, 3 , e depois na Rua Otávio Correa, 84.
Rua Joaquim Caetano, 3
Rua Otávio Correa, 84
Uma curiosidade
Depois de tantas composições para Dalva, Herivelto compôs para Lurdes a música "Pensando em ti". Apesar de muitos afirmarem que seria Dalva, a musa inspiradora da canção.
Em tempo: Dalva e Lurdes tornaram-se amigas.
"Pensando em ti" que teve gravação original de Nélson Gonçalves, na voz de Caetano Veloso.
10 comentários:
Boa noite.
Meu avô Herivelto, antes de se casar com a Dalva, viveu com minha avó Maria Aparecida Pereira, que meu avô chamava de “Mariazinha”,e teve dois filhos com ela.
O meu pai o mais velho e ainda vivo, Helcio Pereira Martins e seu irmão já falecido, Hélio Pereira Martins.
Um abraço!
Jaqueline,
Obrigada pela sua visita ao blog e pelas informações, que se somam ao perfil do Nosso Vizinho Ilustre HERIVELTO MARTINS. Se você tiver fotos a respeito agradeço pelo envio e inseriremos no post.
Abs,
Elizabeth Dias
Muito lindo a essa passagem de vida que tiveram Dalvá e Lurdes.Três ícone de uma verdadeira história.Me emociono.Legal amiga o Erivelto ter sido seu vizinco. Todos os dias a noite leio as histórias dos compositores daquela época de ouro.Sou de 1965.Mas quando criança até nos dias de hoje amo ouvir Dalva,Herivelto,Ataulfo Alves e outros que fizeram história na Nossa música brasileira.Gostei muito dessa página. BEIJOS.
Três ícones da história:
ERIVELTO MARTINS,DALVÁ E LURDES. Desculpe na mensagem de cima não entrou o Erivelto,porque meu celular tá com um problema na. DESCULPE.
Obrigada pelo seu comentário. Por aqui muitas personalidades, nossos vizinhos ilustres, da nossa cidade do Rio de Janeiro com curiosidades e peculiaridades de suas vidas.
Visite o blog, sempre!
Abs,
Elizabeth
Amo vê como esses compositores e cantores foram importante nas nossas vidas.
Obrigada por compartilhar!!!
Dalva foi uma estrela é todas as vezes q vejo reportagem deles me da um ranço dessa Lurdes
Bom saber que a grande Dalva de Oliveira morou aqui na Urca assim como as irmãs Batista.
Postar um comentário