sábado, 13 de maio de 2017

HERIVELTO MARTINS


  . Rua Otávio Correa, 84 - Urca   

Resultado de imagem para herivelto martins e lurdesHerivelto Martins (1912-1992) - nome completo Herivelto de Oliveira Martins - foi um dos maiores compositores brasileiros , referência da MPB entre as décadas de 1930 e 1950.

Nasceu na Vila de Rodeio, hoje município de Engenheiro Paulo de Frontin. Após uma discussão com o pai, aos 18 anos de idade e com apenas 1 conto e 200 réis no bolso, Herivelto veio para o Rio de Janeiro, com o desejo de tentar a carreira artística.

Herivelto Martins teve sua trajetória musical bem dividida em duas partes: antes e depois de Dalva de Oliveira.

No Bar do seu Machado, no Morro de São Carlos, onde comia durante a semana, teve a oportunidade de conhecer os grandes sambistas que por ali moravam.

Imagem relacionadaEm 1932, Herivelto Martins conheceu Francisco Sena, com quem formou a  Dupla Preto e Branco e passou a compor para ela. Com a morte de Sena, Herivelto passou a atuar sozinho até conhecer o cantor e compositor Nilo Chagas, com quem formou a nova Dupla Preto e Branco. Em 1936, eles conheceram a cantora Dalva de Oliveira no Cine Pátria, onde trabalhavam. E começaram a ensaiar juntos em busca de algo diferente, e passaram a se apresentar os três. Gravaram em 1937 e o disco foi um sucesso , sendo o trio contratado pela Rádio Mayrink Veiga, para o programa de César Ladeira , onde pela primeira vez ele anunciou os três cantores como Trio de Ouro (foto acima).

Herivelto casou com Dalva e a década de 1940 foi o auge da trajetória do Trio de Ouro.

Herivelto Martins compôs sambas, sambas-canções inspirados no cotidiano, como Praça Onze (com Grande Otelo), Isaura (com Roberto Roberti), A Lapa (com Benedito Lacerda) e sambas-canções como Caminhemos, Atiraste uma Pedra (com David Nasser) e Ave Maria do Morro.

Com a separação de Herivelto e Dalva de Oliveira, o trio se desfez em sua primeira formação, e mais tarde foi reorganizado outras duas vezes,, com outras duas cantoras, mas sem o sucesso dos tempos de Dalva

Resultado de imagem para herivelto martinsA vida conjugal de Herivelto e Dalva foi sempre muito tumultuada. E suas brigas  protagonizaram um escândalo nacional. Um verdadeiro duelo musical. Ele, de um lado juntamente com David Nasser (jornalista e compositor) e Dalva de outro, sustentada por letras e músicas de Ataulfo Alves, Nelson Cavaquinho,Mário Rossi, J. Piedade e Marino Pinto.

Começou com o samba de Herivelto "Cabelos Brancos", respondido por Dalva com o "Tudo acabado", de J. Piedade e Osvaldo Martins.Continuou com "Caminhemos", "Quarto Vazio", "Caminho Certo" e "Segredo". Dalva rebateu com "Calúnia", "Errei sim" e "Mentira de Amor".
E o público brasileiro era quem ganhava, vivendo as músicas que embalavam os suspiros a favor, ora de Herivelto, ora de Dalva.





Imagem relacionada
Herivelto conheceu, então, Lurdes Torelly e isso foi o estopim para o rompimento da conturbada união com Dalva. E Lurdes tornou-se a companheira de Herivelto até sua morte.

Teve 7 filhos. Dois com Dalva - Peri (cantor e compositor) e Ubiratan  -  três com Lurdes: Fernando, Yaçanã e Herivelto Filho.
Herivelto, antes de se casar com Dalva, viveu com Maria Aparecida Pereira, a quem chamava de “Mariazinha”,e com ela teve dois filhos: Helcio Pereira Martins e seu irmão Hélio Pereira Martins.




Herivelto Martins foi nosso vizinho ilustre  em dois bairros do Rio: 

. No bairro da Freguesia, na Ilha do Governador

Durante alguns anos, da década de 1940, residiu com Dalva de Oliveira na casa da Rua das Pedrinhas, 65, atual  Rua Magno Martins. Na pequena residência de dois quartos foi composta a mais conhecida das composições de Herivelto, a “Ave Maria no Morro”.




Lá se hospedaram entre outros Grande Othelo e Dorival Caymmi,
Em 1943 a casa foi hipotecada como garantia de um empréstimo bancário para o financiamento de uma temporada de shows do “Trio de Ouro” na Venezuela, que acabou fracassando e a casa foi entregue aos credores.


. no bairro da Urca,

onde viveu em dois endereços: primeiro na Rua Joaquim Caetano, 3 , e depois na Rua Otávio Correa, 84.

Rua Joaquim Caetano, 3


 Rua Otávio Correa, 84

Na Era do Rádio (1930-1950) - quando esse veículo reinava absoluto entre a população e os cantores e cantoras seduziam multidões de fãs -  a carreira extensa e a produção de Herivelto sobreviveu aos mais diversos contextos e ele foi identificado como símbolo desse tempo.

Uma curiosidade
Depois de tantas composições para Dalva, Herivelto compôs para Lurdes a música "Pensando em ti". Apesar de muitos afirmarem que seria Dalva, a musa inspiradora da canção.
Em tempo: Dalva e Lurdes tornaram-se amigas.


"Pensando em ti" que teve gravação original de Nélson Gonçalves, na voz de Caetano Veloso.



10 comentários:

Jaqueline Martins disse...

Boa noite.
Meu avô Herivelto, antes de se casar com a Dalva, viveu com minha avó Maria Aparecida Pereira, que meu avô chamava de “Mariazinha”,e teve dois filhos com ela.
O meu pai o mais velho e ainda vivo, Helcio Pereira Martins e seu irmão já falecido, Hélio Pereira Martins.
Um abraço!

Nossos Vizinhos ILustres disse...

Jaqueline,

Obrigada pela sua visita ao blog e pelas informações, que se somam ao perfil do Nosso Vizinho Ilustre HERIVELTO MARTINS. Se você tiver fotos a respeito agradeço pelo envio e inseriremos no post.

Abs,
Elizabeth Dias

Unknown disse...

Muito lindo a essa passagem de vida que tiveram Dalvá e Lurdes.Três ícone de uma verdadeira história.Me emociono.Legal amiga o Erivelto ter sido seu vizinco. Todos os dias a noite leio as histórias dos compositores daquela época de ouro.Sou de 1965.Mas quando criança até nos dias de hoje amo ouvir Dalva,Herivelto,Ataulfo Alves e outros que fizeram história na Nossa música brasileira.Gostei muito dessa página. BEIJOS.

Unknown disse...

Três ícones da história:
ERIVELTO MARTINS,DALVÁ E LURDES. Desculpe na mensagem de cima não entrou o Erivelto,porque meu celular tá com um problema na. DESCULPE.

Rio que mora no mar disse...

Obrigada pelo seu comentário. Por aqui muitas personalidades, nossos vizinhos ilustres, da nossa cidade do Rio de Janeiro com curiosidades e peculiaridades de suas vidas.
Visite o blog, sempre!
Abs,
Elizabeth

Denis disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Amo vê como esses compositores e cantores foram importante nas nossas vidas.

Unknown disse...

Obrigada por compartilhar!!!

Unknown disse...

Dalva foi uma estrela é todas as vezes q vejo reportagem deles me da um ranço dessa Lurdes

Carlos Camargo disse...

Bom saber que a grande Dalva de Oliveira morou aqui na Urca assim como as irmãs Batista.