sábado, 22 de abril de 2017

MARIA CLARA MACHADO e ANIBAL MACHADO


 .Rua Visconde de Pirajá, 487 -  Ipanema  



Autora de famosas peças infantis e fundadora do Tablado, escola de teatro do Rio de Janeiro, Maria Clara Machado (1921-2001), filha do escritor, professor e homem de teatro, Aníbal Machado (1894 - 1964) nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, mas aos quatro anos de idade veio morar em Ipanema.

Quando ela era criança, sua casa era um ponto de encontro de intelectuais, amigos de seu pai – nas palavras dela, "Um romântico comunista". Entre os grandes nomes que frequentavam as reuniões estavam Vinicius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade, Di Cavalcanti, Goeldi, Guignard, Portinari, Otto Lara Rezende, Rubem Braga, João Cabral de Melo Neto, Moacyr Scliar e Tônia Carrero. Até passaram por lá Albert Camus e Pablo Neruda.

Em 1951, ela fundou uma das maiores escolas de teatro do Brasil, o Tablado. Considerada a maior autora de teatro infantil do país, Maria Clara Machado escreveu quase 30 peças infantis, sendo “Pluft, o fantasminha”, de 1955, sua obra mais completa e o texto mais montado em teatro, também lançado na TV e no cinema.

Resultado de imagem para “Pluft, o fantasminha”, de 1955
 cartaz da peça, de 1955

Recebeu vários prêmios ao longo de sua vida, inclusive o Prêmio Machado de Assis, em 1991, dado pela Academia Brasileira de Letras (ABL) pelo conjunto de sua obra.



Aníbal Machado apesar de sua atuação no meio literário, o primeiro livro, um ensaio sobre cinema, surgiu apenas em 1941, quando já tinha 46 anos.

 Na ficção, sua estreia em livro foi Vida Feliz, em 1944. Destacou-se como contista com textos antológicos, como Tati, a Garota e A Morte da Porta-Estandarte, que na década de 1960 ganharam versões para o cinema, com colaboração do próprio Aníbal nos roteiros. Um grande sucesso das telenovelas da Rede Globo - Felicidade, de 1991- foi a adaptação de Manoel Carlos para vários contos de sua obra.

Atuou também na crítica, em diversos periódicos, entre as décadas de 30 e 60, abrangendo estudos sobre literatura, artes plásticas, cinema e teatro.





Maria Clara e Aníbal Machado foram nossos vizinhos ilustres da famosa residência da Rua Visconde de Pirajá, 487, em Ipanema.  Aníbal Machado é lembrado até hoje por sua capacidade criativa e de agregar e manter à sua volta todos os talentos possíveis que marcaram e surgiram em uma  Ipanema mágica. Acolhia as famosas "domingueiras do Aníbal", em que todos eram bem vindos e discutia-se Freud e Kafka com a mesma energia com que se dançava foxtrote e boogie woogie. 

Essas reuniões semanais que, de 1935 às vésperas da morte, ele promoveu em sua casa, começaram, primeiro,  na Rua Francisco Sá, 12, onde residiu em Copacabana, e  depois  em Ipanema. Sempre ao lado das seis filhas (entre elas, Maria Clara Machado) e de Selma, a cunhada com quem se casou ao enviuvar de Aracy.

Curiosidade

Aníbal Machado foi também... jogador de futebol e participou do primeiro time titular do Clube Atlético Mineiro, em 1909, entrando para a história do clube por ter marcado o primeiro gol da história do Clube Atlético Mineiro.Quando jogava no Atlético, Aníbal Machado tinha o apelido de Pingo.


Nenhum comentário: