sábado, 12 de outubro de 2019

VITOR MEIRELLES


Nesse mês de outubro,
NOSSOS VIZINHOS ILUSTRES 
do bairro da Glória.




 Rua Benjamim Constant, 30 - Glória  




Victor Meirelles de Lima (1832-1903), pintor e professor do Brasil Império, teve um importante papel na formação de diversos pintores durante os 30 anos em que lecionou na Academia Imperial de Belas Artes. Algumas das mais conhecidas e consagradas obras de Victor Meirelles são cenas de batalhas.

Considerado um dos mais importantes representantes da pintura histórica brasileira do século XIX, Vitor Meirelles é o autor da “Primeira Missa do Brasil”, pertencente ao acervo do Museu Nacional de Belas Artes, em cuja pintura o artista utilizou a descrição da carta de Pero Vaz de Caminha. Foi sua primeira grande obra, executada entre os anos de 1858 e 1860, e lhe valeu fartos elogios no prestigioso Salão de Paris, de 1861.





 “Primeira Missa do Brasil”

O artista nasceu na Vila Nossa Senhora do Desterro, hoje Florianópolis, no dia 18 de agosto de 1832. Filho de pai português e mãe brasileira logo cedo manifestou interesse pelo desenho, passando seu tempo desenhando paisagens.

Estudou francês, filosofia e latim com o padre Joaquim Gomes d’Oliveira e, em 1845, iniciou seus estudos artísticos com o argentino Marciano Moreno. Estudou também com José Correia de Lima, aluno de Debret. Foram dois anos estudando desenho e três anos voltados para a “pintura histórica”.

Com apenas 14 anos, sua habilidade chamou a atenção do Conselheiro do Império Jerônimo Francisco Coelho que, em 1847, o levou para o Rio de Janeiro e o matriculou na Academia Imperial de Belas Artes. No ano seguinte, foi premiado com uma medalha de ouro.

Com o quadro São João Batista no Cárcere, ganhou, em 1852, uma viagem para a Europa onde viveu por oito anos, entre Itália e França.

Ficheiro:Victor Meirelles - São João Batista no cárcere, 1852.jpg

Em Roma, Meirelles estudou com Nicola Consoni, da Academia de São Lucas, seguindo, em seguida, para Veneza, onde se encantou com a técnica e o colorido dos pintores venezianos. Aprimorou sua técnica, copiando as obras de Ticiano, Tintoretto e Lorenzo Lotto.

Em 1857, com a renovação de sua bolsa de estudos, ele seguiu para Paris, onde permaneceu por mais três anos, tendo como mestres Léon Cogniet, André Gastaldi e Paul Delaroche, da Escola de Belas Artes, dedicando-se a estudar a obra de Horace Vernet, reconhecido por suas pinturas de batalhas.

Já consagrado, retornou ao Brasil, instalando seu ateliê no Convento de Santo Antônio, sendo condecorado por D. Pedro II, com o grau de Cavaleiro da Imperial Ordem de Cristo e da Imperial Ordem da Rosa. Em 1864, pintou os retratos de D. Pedro II e da Imperatriz Tereza Cristina, produzindo nos anos seguintes diversas obras por encomenda da família imperial, dentre elas o Juramento da Princesa Isabel.

Nesta época, a Igreja era uma importante patrocinadora das artes. Atuava como mecenas, sustentando artistas, que criavam obras belíssimas, sob encomenda de seus patrocinadores.

A obra conhecida como “Invocação a Nossa Senhora do Carmo”, encomendada por D. João Esberard, então arcebispo do Rio de Janeiro, para servir de fundo ao altar mor da catedral da cidade, foi a última obra do artista. O quadro foi retirado e guardado após a morte do arcebispo. Voltou a ficar em exposição em 1915, desta vez no prédio que abrigou o Liceu de Artes e Ofícios. Quando a instituição foi transferida para a sede da Praça Onze, o quadro foi doado ao Museu Nacional de Belas Artes, onde permanece até hoje.

Estudo para "Invocação à Virgem", Victor Meirelles de Lima, circa 1898, Rio de Janeiro/RJ, Óleo sobre cartão, 104,0 x 47,7 cm

Em 1868, instalado a bordo do navio Brasil, onde permaneceu por seis meses, Meirelles retratou a Guerra do Paraguai, direto da zona de conflito, pintando telas de grandes dimensões.

No final do século XIX, Meirelles dedicou-se à pintura de “panoramas”, fundando a empresa  Meirelles & Langerock, uma parceria que produziu, entre outros, o Panorama Circular do Rio de Janeiro e Entrada da Esquadra Legal no Porto do Rio de Janeiro.


Estudos para o Panorama






‘A descoberta da fotografia, importante auxiliar das artes e ciências, e que há mais de meio século preocupava o espírito de doutos tornando-se objeto de estudo de alguns sábios da Inglaterra e da França, só nesses últimos tempos atingiu ao grande aperfeiçoamento que apresenta e que bem pouco deixa a desejar’.


Foi com essas palavras que Victor Meirelles iniciou o capítulo “Fotografia”, que constou no Relatório sobre a II Exposição Nacional de 1866. O pintor deixou claro seu amplo conhecimento sobre o assunto, desde sua história até as peculiaridades dos processos fotográficos já desenvolvidos. Mostrou-se também entusiasmado com as aplicações da fotografia. Seu julgamento das obras expostas expressava rigor crítico e admiração. Usou em sua avaliação valores e parâmetros que eram, tradicionalmente, utilizados na crítica de pinturas como, por exemplo, os efeitos de luz e a nitidez das imagens. Com sua apreciação, Meirelles incentivou o diálogo entre a fotografia e a pintura.

A II Exposição Nacional foi realizada no Rio de Janeiro no palácio que abriga atualmente o Arquivo Nacional, de 19 de outubro a 16 de dezembro de 1866.


Victor MeirellesO artista faleceu no Rio de Janeiro no dia 22 de fevereiro de 1903 e foi nosso vizinho ilustre na Glória. O prédio, com arquitetura antiga, está situado na rua Benjamin Constant, 30.






Resultado de imagem para vitor meirelles morou no bairro da glória na rua


Resultado de imagem para vitor meirelles morou no bairro da glória na rua



A casa onde viveu Vitor Meirelles no Rio de Janeiro, hoje em dia é sede do Centro de Movimento Debora Colker.  A arquitetura do prédio retrata  tipo de residência com a fachada alinhada com a calçada. A casa abrange toda a extremidade do terreno e é uma casa típica do fim do segundo reinado e início e do século 20.

O Museu Victor Meirelles fica na sua cidade natal, Florianópolis, à Rua Rafael Bandeira, nº 41, no sobrado onde o artista nasceu.


Nenhum comentário: