sábado, 7 de janeiro de 2017

LEILA DINIZ


 . Av. Epitácio Pessoa, 204 - Ipanema   



Leila Diniz
(1945 - 1972) uma atriz brasileira que esteve sempre à frente de seu tempo: autêntica, forte, destemida, pioneira, a Musa de Ipanema
“Viver intensamente é você chorar, rir, sofrer, participar das coisas, achar a verdade nas coisas que faz. Encontrar em cada gesto da vida o sentido exato para que acredite nele e o sinta intensamente”.

Resultado de imagem para pasquim leila diniz

Leila Diniz quebrou tabus em uma época em que a repressão dominava o Brasil, exibindo sua gravidez de biquíni na praia e chocando o país inteiro ao proferir a frase: transo de manhã, de tarde e de noite. Leila falava de sua vida pessoal sem nenhum tipo de vergonha ou constrangimento e detestava convenções. Foi invejada e criticada pela sociedade conservadora da época e pelas feministas.


Concedeu diversas entrevistas marcantes à imprensa, mas a que causou grande furor foi a concedida ao jornal O Pasquim, em 1969. Nessa entrevista, ela, a cada trecho, falava palavrões que eram substituídos por asteriscos, e ainda disse: Você pode muito bem amar uma pessoa e ir para cama com outra. Já aconteceu comigo. Foi o exemplar mais vendido de O Pasquim. Depois da publicação dessa entrevista, foi instaurada a censura prévia à imprensa no Brasil, mais conhecida como Decreto Leila Diniz.

Perseguida pela polícia política, Leila se escondeu no sítio do colega de trabalho Flávio Cavalcanti, tornando-se em seguida jurada do programa desse apresentador. Alegando razões morais, a TV Globo não renovou o contrato da atriz. De acordo com Janete Clair, não haveria papel de prostituta nas próximas telenovelas da emissora.
Resultado de imagem para leila diniz tem banana na banda
Meses depois, Leila reabilita o teatro de revista, e começa uma curta e bem sucedida carreira de vedete, estrelando a peça tropicalista Tem banana na banda e improvisando a partir dos textos escritos por Millôr Fernandes, Luiz Carlos Maciel, José Wilker e Oduvaldo Viana Filho. Devido ao sucesso do musical, Leila recebe de Virgínia Lane o título de Rainha das Vedetes.

Resultado de imagem para leila diniz tem banana na banda


Eleita Rainha da Banda de Ipanema, no carnaval de 1971, Leila Diniz morreu em um acidente aéreo, da Japan Airlines, no dia 14 de junho de 1972, aos 27 anos, no auge da fama, quando voltava de uma viagem à Austrália.


Um cunhado advogado se dirigiu a Nova Délhi, na Índia, local do desastre, para trazer os restos mortais da atriz. Acabou encontrando um diário que continha diversas anotações e uma última frase, que provavelmente estava se referindo ao acidente: Está acontecendo alguma coisa muito es....

Leila Diniz foi nossa vizinha ilustre de Ipanema.

Morou na linda casa situada à Av. Epitácio Pessoa, 204, onde funciona o Artigiano Ristorante, comandado pela família Aleixo, tendo à frente a matriarca Anna Aleixo.

Resultado de imagem para artigiano ristorante

E também nossa vizinha ilustre do Leblon, onde viveu no edifício My Rose, à Avenida Ataulfo de Paiva, 630.


Leila Diniz, defensora do amor livre e do prazer sexual, é sempre lembrada como símbolo da revolução feminina, que rompeu conceitos e tabus por meio de suas ideias e atitudes. Participou, ao todo, de quatorze filmes, doze telenovelas e várias peças.


Nenhum comentário: