domingo, 22 de janeiro de 2017

DICK FARNEY




 . Rua Julio Ottoni, 459 - Santa Teresa   

Resultado de imagem para DICK FARNEYFarnésio Dutra e Silva, ou Dick Farney (1921-1987), consagrado cantor, pianista e compositor carioca ficou famoso como crooner da orquestra de Carlos Machado, apresentando-se no Cassino da Urca e seu repertório era repleto de sucessos da música norte-americana. 

Em 1946, foi convidado para ir para os Estados Unidos, depois de encontrar-se com o arranjador Bill Hitchcock e o pianista Eddie Duchin, no Hotel Copacabana Palace. 

Durante esta temporada, gravou o famoso tema jazzístico Tenderly, considerada a primeira gravação mundial da canção, a qual, mais tarde, se tornaria sucesso na voz de Nat King Cole.
Resultado de imagem para copacabana dick farney LP


"Meia-Noite em Copacabana", show bem ao estilo da Broadway, com temas americanos e brasileiros, gravado ao vivo em 1956, e lançado pela gravadora Polydor, é considerado um marco para a bossa nova, devido à mistura de samba com jazz.

Resultado de imagem para disco dick farney gravadora elencoCom o advento do novo ritmo, grava, a convite de Aloysio de Oliveira, pela gravadora Elenco, o disco Dick Farney, com a participação especial de Norma Bengell. A faixa Você (Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli) é considerada uma das mais belas gravações da bossa nova.






Mas foram duas canções, que têm como tema nossas praias, que marcaram sua carreira: Teresa da Praia (de Tom Jobim e Billy Blanco)



e o samba-canção Copacabana, de Braguinha e Alberto Ribeiro.



Atuou também com sucesso nos primórdios da televisão brasileira. Em 1959, no programa Dick Farney Show, na TV Record - Canal 7 de São Paulo, e na recém-inaugurada TV Globo - Canal 4, Rio de Janeiro, apresentando o programa Dick e Betty 17, com Betty Faria.

 Dick Farney, que nos deixou há 30 anos, foi um ilustre morador da Rua Júlio Ottoni em Santa Teresa, e a casa de nº 459, onde ele nasceu e morou até 1960, ainda guarda a placa em sua homenagem.






Nenhum comentário: