quinta-feira, 14 de junho de 2018

MARECHAL MENDES DE MORAES


  . Rua Senador Pedro Velho, 12 - Cosme Velho  


Resultado de imagem para angelo Mendes de MoraesComo prefeito do Distrito Federal Ângelo Mendes de Morais (1894 -1990) foi responsável pela construção e inauguração do Estádio Mario Filho para sediar o Campeonato Mundial de Futebol, realizado pela primeira vez no Brasil, em 1950, e que hoje é um dos ícones de nossa cidade. Neste templo do futebol, admirado internacionalmente, a seleção canarinho conheceu a glória em jogos memoráveis e a grande derrota da Copa de 50.

General-de-divisão do Exército Brasileiro, Mendes de Morais foi nomeado em junho de 1947 prefeito do Distrito Federal pelo então presidente da República Eurico Gaspar Dutra. Deixou a prefeitura em março de 1951, já no governo de Getúlio Vargas, reintegrando-se às funções militares como general-de-exército.


Resultado de imagem para angelo Mendes de Moraes
Na inauguração do Maracanã, Mendes de Moraes à direita da foto,
 ao lado do cardeal do Rio D. Jaime de Barros Câmara e o presidente Dutra


Nas eleições de outubro de 1958, Mendes de Morais foi eleito deputado federal pelo Distrito Federal e, em dezembro seguinte, deixou a chefia do Departamento de Produção e Obras do Exército para assumir uma cadeira na Câmara dos Deputados. Com a transferência da capital federal para Brasília, em abril de 1960, e a criação do estado da Guanabara, passou a representar esse estado na Câmara.

Em sua carreira militar foi também adido militar do Brasil no Peru, na França e na Itália, passando para a reserva no posto de marechal. Foi ainda delegado à Conferência de Paz de Paris, membro fundador do Parlamento Latino-Americano e membro da Comissão Parlamentar de Genebra, na Suíça, tendo desempenhado várias missões nos EUA, Chile e Alemanha.

Mendes de Morais foi nosso vizinho ilustre no Cosme Velho, na Rua Senador Pedro Velho, 12  em um casarão de seis andares, com 585 m2 de área construída, tombado pelo patrimônio histórico, onde funciona atualmente é a residência do arquiteto Thoni Litsz, responsável pelas obras de restauração do imóvel.


aspecto da casa nos anos 1970

aspecto atual, após a restauração

Erguido no século passado, o solar guarda muitas histórias. Foi construído pelo médico Celito Lemos em 1912 e vendido posteriormente ao também médico João França. Vendido mais uma vez, em 1931, a Mendes de Morais, nosso vizinho ilustre morou no Solar até sua morte, em 1990, tendo sido responsável pela introdução de destaques da decoração do imóvel como os vitrais executados pela casa Vitrea.












2 comentários:

Thoni Litsz disse...

Li a matéria e achei muito interessante, porém o casarão não é uma casa de cultura e sim a residência do Arquiteto Thoni Litsz (proprietário e arquiteto), também não existe nenhum acervo da família, apenas o acervo pessoal do arquiteto. Salvo um busto de D. Deborah Mendes de Moraes que o arquiteto doou para a cidade do Rio de Janeiro é algumas fotografias que serão doadas ao Mar (Museu de Arte do Rio) gostaria que concertassem o texto.
Muito obrigado
Thoni Litsz.

Nossos Vizinhos ILustres disse...

Obrigada pelas informações. O texto já foi atualizado.