sábado, 17 de junho de 2017

JAYME COSTA


O ator brasileiro Jayme Costa (1897-1967) - Jayme Rodrigues Costa - foi um dos mais importantes da história do teatro nacional. Do chamado "velho teatro", da comédia de costumes. Lançou quase 200 originais de autores brasileiros e introduziu Luigi Pirandello, Eugene O'Neill e Arthur Miller nos palcos nacionais.

Seu início na cena profissional foi como cantor do teatro musicado. Montou uma companhia de operetas que se apresentava no Teatro Recreio. Trabalhou com  Oduvaldo Vianna, pai, na famosa  companhia de comédias do Teatro Trianon. Mais tarde montou seu próprio negócio e passou a viver de viagens pelas capitais e pelo interior até se instalar, no final dos anos 30, no Teatro Glória (na Cinelândia, centro da cidade, depois demolido), onde sua companhia se apresentou durante mais de uma década.

Jaime e Bibi em Minha Querida Lady


Jayme Costa realizou algumas interpretações memoráveis. 
Cabe destacar dois trabalhos dos mais notáveis:  A morte do caixeiro viajante, de Arthur Miller, montada em 1951, onde interpretava Willy Loman, o protagonista, e como o pai beberrão de My Fair Lady, com Bibi Ferreira, em 1962, adaptação de Pigmalião, de Bernard Shaw, que vende a honra da filha e, a caminho do casamento, ensaia passos de music-hall.

A partir dos anos 1930 também atuou com destaque no cinema:

.CIDADE MULHER, de Humberto Mauro; 
.ALÔ, ALÔ CARNAVAL , de Adhemar Gonzaga;
.TRISTEZAS NÃO PAGAM DÍVIDAS de José Carlos Burle; 
.MATEMÁTICA ZERO, AMOR DEZ, de Carlos Christensen; 
.A VIÚVA VALENTINA com Dercy Gonçalves; 
.OS DOIS LADRÕES, de Carlos Manga; 
.MULHERES, CHEGUEI! Com Zé Trindade.

Jayme Costa elegeu o bom humor, a ironia e uma certa dose de irreverência como características nas suas participações nas chanchadas e atraiu o público que com ele muito se identificou nos seus papéis bonachões e a capacidade de rirem de si mesmos e dos fatos cotidianos.

Jayme Costa nasceu no Méier e foi nosso vizinho ilustre do Centro, onde residiu muitos anos à Praça Floriano 19 apartamento 47, no antigo edifício em cima do extinto cinema Império, na Cinelândia, onde faleceu aos 69 anos, no dia 30 de janeiro, na volta de uma apresentação de Se Correr o Bicho Pega, Se Ficar o Bicho Come, peça em que estava atuando.




Curiosidade

Jayme Costa hoje é nome de uma ruela, entre a Praça Floriano e a Rua Álvaro Alvim, exatamente onde residiu.
  


Nenhum comentário: