domingo, 11 de dezembro de 2016

ASSIS VALENTE



 . Rua Santo Amaro, 112 - Glória   

Samba Assis Assis Valente  ( 1911-1958) um dos maiores compositores brasileiros de todos os tempos,retratou em suas canções a brasilidade, aproveitando para fazer crônicas alegres, com críticas leves aos acontecimentos da época.
Baiano de Santo Amaro foi ilustrador nos anos 1920, se profissionalizou em prótese dentária enquanto aguardava seu sonho, a carreira musical.




Resultado de imagem para assis valenteE foi em 1933 que Assis Valente estourou em todo o Brasil, quando o novato Carlos Galhardo alcançou o estrelato ao lançar Boas Festas, uma canção natalina, que se tornou um fenômeno de popularidade  - composta quando estava solitário no quarto onde morava, na Praia de Icaraí, em Niterói, em pleno Natal - que acabou se transformando na canção natalina mais conhecida dos brasileiros e uma das poucas do gênero que atravessou os tempos.







Sua carreira alcançou o auge coincidindo com a época de ouro do rádio brasileiro, tendo no samba seu maior representante. Com a voz de Carmen Miranda suas canções ficaram conhecidas - ela gravou 25 músicas suas - dentre elas Camisa Listrada, que muitos críticos consideram sua obra prima. 

Apesar de uma das marcas da simpatia de Assis Valente ser o sorriso aberto, este escondia um abismo de depressão, que se tornou insuportável no fim da vida, quando o talento musical decaiu, a estrela Carmen Miranda (por quem nutria uma "paixonite", diziam) deixou de gravá-lo  - recusou  a belíssima Brasil Pandeiro...Chegou a hora dessa gente bronzeada mostrar seu valor...e ele acumulou dívidas financeiras em bola de neve. 

O uso de drogas, principalmente cocaína, aumentou a depressão.
Tentou seis vezes o suicídio. A primeira delas mobilizou rádio e jornal e foi transmitida ao vivo, quando escolheu o lado mais perigoso do Corcovado e pulou sem camisa, de costas. Mas a queda foi amortecida pelas árvores e ele resgatado, pelos bombeiros, vivo. A última tentativa tirou-lhe a vida: em um banco da Praia do Russel, próximo à sua casa na Glória, junto de um playground onde brincavam crianças, tomou veneno com guaraná.


Assis Valente morou grande parte da vida na Ilha do Governador. Por lá viveu na Rua Carlos Ilídio, no bairro do Cocotá .
E a Rua Santo Amaro, 112 foi seu último endereço, no bairro da Glória.


Casa da Rua Santo Amaro



Uma curiosidade:

Antes de falecer, o atormentado artista fez um pedido ao compositor Ary Barroso: pagar duas mensalidades de aluguéis atrasados. Ironicamente, ainda deixou registrado um pedido para que o público comprasse seu novo disco "Lamento".Como bom poeta, deixou uma última mensagem, encontrada no bolso da sua calça:

"Vou parar de escrever, pois estou chorando de saudade de todos, e de tudo."
 



Nenhum comentário: