sábado, 26 de agosto de 2017

NEWTON MENDONÇA


  . Rua Prudente de Moraes, 1033  - Ipanema  



Carioca, Newton Mendonça - Newton Ferreira de Mendonça -   (1927/1960) foi importantíssimo para o surgimento da Bossa Nova.Aluno de piano mais constante do maestro Villa-Lobos, começou sua trajetória como pianista de orquestra e de boate.


Teve sua primeira música gravada, Você Morreu Pra Mim, parceria com Fernando Lobo, gravada pela sambista Dora Lopes.




“No final da década de quarenta,
a música de Newton Mendonça já era muito diferente
daquela que se fazia à época.
Uma nova estrutura harmônica integrava-se
a uma melodia bela e surpreendente ...
efeitos inéditos...
Era o prenúncio de uma nova música, de uma revolução que se conforma e eclode no final dos anos 50: a Bossa Nova.”

Marcelo Câmara
                       (livro CAMINHOS CRUZADOS)

Da amizade com Tom Jobim surgiu uma das parcerias que mais se destacaram naquela época, renovando o ambiente musical existente e criando uma nova linguagem, que denominariam mais tarde como Bossa Nova. Tom e Newton, não tinham noção da proporção que iria tomar aquelas belas horas de descontração dos dois pianistas.  O início dessa história começa em 1957, com a música Foi a Noite, na voz de Agostinho dos Santos, considerado por alguns especialistas como marco inicial da Bossa Nova.



Newton Mendonça nasceu no bairro do Cachambi, à Rua Capitão Rezende, 78, morou na infância em Todos os Santos, na Rua José Bonifácio, 44 e mudou-se na adolescência para a zona Sul. Morou em Botafogo, Copacabana e  no bairro que marcou sua vida: Ipanema. 





Newton Mendonça foi nosso vizinho ilustre de Ipanema, na Rua Nascimento Silva , na Rua Barão da Torre e depois na Rua Prudente de Moraes, 1033, apartamento onde compôs grande parte de sua obra. No atual prédio desse endereço tem uma placa.




Newton Mendonça compôs 40 músicas e quase todas foram sucesso. Formou com Tom Jobim o par perfeito em harmonia, melodia e inspiração: a dupla " New-Tom". E com ela veio Meditação, Caminhos Cruzados, Discussão, Só Saudade, Samba de Uma Nota Só, Desafinado, Incerteza, Teu castigo, Perdido nos teus olhos, Luar e batucada, Brigas, Domingo azul do mar, Tristeza, Sem você, e por aí vai...

Como Newton ouvia muito jazz e música erudita, entendia que a margem para improvisos nesse ritmo novo que surgia, era importante e podia ficar lindo.  Samba de Uma Nota Só, é um exemplo disso. Tão simples que Tom não acreditava que fosse dar certo.



Newton tem mais de quinze canções sem parceiros, dentre elas: Canção do Azul, Seu Amor Você, O Tempo Não Desfaz, Nuvem, Canção do Pescador- que ganhou o troféu Noel de Ouro, primeiro lugar na Festa da Música Popular, em 1960, no balneário paulista do Guarujá. Festival precursor do modelo de festivais que as TVs Excelsior e Record fariam.


E há ainda 9 canções inéditas com Vinicius de Moraes e por volta de 20 canções com Tom Jobim.

O músico morreu aos 33 anos em 1960, sem ver o sucesso mundial da Bossa Nova.


Curiosidade

No filme Desafinados, produzido em 2006 e dirigido por Walter Lima Jr., o ator Rodrigo Santoro abre com uma música inédita, QUERO VOCÊ, não editada (porém autorizada), de Newton Mendonça e Tom Jobim.




Nenhum comentário: