segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

OSWALDO ARANHA


  . Rua Campo Belo, 199 - Laranjeiras   


Imagem relacionadaOswaldo Aranha (1894- 1960), gaúcho de Alegrete, formou-se em direito pela Faculdade de Direito do Rio de Janeiro, em 1916, elegendo-se deputado federal em 27. No ano seguinte, com a posse de Getúlio Vargas no governo do Rio Grande, assumiu a pasta de secretário estadual do Interior e Justiça, dando início à sua longa carreira ao lado do caudilho.

Foi um dos principais articuladores da sucessão de Washington Luiz na presidência da República e da Revolução de 1930, que levou Vargas ao poder. Com a deposição de Washington Luiz pelos militares, Aranha negociou a transferência do poder para Getúlio, que se tornaria o mais longevo ditador do Brasil. Oswaldo Aranha assumiu, então, a pasta de Justiça e Negócios Interiores.

Político respeitado, buscava o entendimento, abrindo espaço para as soluções negociadas.

Imagem relacionadaNo final de 1931, trocou o Ministério da Justiça, onde havia promovido a anistia de todos os elementos perseguidos por questões políticas desde 1922, pelo Ministério da Fazenda. Nesta pasta, tomou medidas visando o equilíbrio orçamentário da União, renegociou a dívida externa brasileira e transferiu para o governo federal a condução da política de valorização do café, implementada através da compra de estoques excedentes do produto.

Nomeado por Getúlio para a embaixada do Brasil em Washington, em 1934, Oswaldo Aranha retornou ao Itamaraty em 1947, ao assumir o cargo de ministro das Relações Exteriores, apesar de ser um opositor ao Estado Novo. Nesta ocasião declarou:

“ Entrei para o governo não para servir o Estado Novo, mas decidido a evitar a repercussão de seus malefícios internos na situação internacional do Brasil”. 

Responsável pela entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial, ao lado dos Aliados, foi de sua autoria a costura do acordo com os americanos, apesar da resistência dos generais Eurico Gaspar Dutra e Góes Monteiro e do então ministro da Justiça, Francisco Campos, que eram simpáticos à Alemanha nazista.

Segundo o brasilianista Neill Lochery, “Aranha trabalhou para o Brasil entrar do lado certo na guerra e o país se beneficiou disso”, conseguindo vantagens extraordinárias em termos geopolíticos.

Resultado de imagem para oswaldo aranhaNa condição de chefe da delegação brasileira na Organização das Nações Unidas (ONU), Oswaldo Aranha presidiu a histórica sessão que determinou a Partilha da Palestina entre árabes e judeus e a criação do Estado de Israel, em 1947, tendo sido, neste mesmo ano, indicado ao Prêmio Nobel da Paz.








Ao morrer, em janeiro de 1960, Oswaldo Aranha deixou uma longa lista de realizações no Brasil e no exterior.

Oswaldo Aranha foi nosso vizinho ilustre no bairro de Laranjeiras, na Rua Campo Belo, 199,
próxima ao Parque Guinle. 

A casa com 950 m² hoje se encontra alugada e está à venda.



Uma Curiosidade:
Segundo seu neto Pedro Correa do Lago, seu avô é mais conhecido pelo filé que leva seu nome, do que pelo seu importante legado.

O Filé a Oswaldo Aranha é um prato típico carioca. 
Consiste em um filé mignon alto ou um contra filé, temperado com alho frito, acompanhado de batatas portuguesas, arroz branco e farofa de ovos.

O diplomata entre as décadas de 1930 e 1940, toda semana costumava almoçar no Restaurante Cosmopolita e que funciona até hoje na Travessa do Mosqueira, 4, na Lapa, Centro da cidade. Local de concentração de políticos, na época tinha o apelido de "Senadinho". Ali o diplomata costumava pedir um filé alto e pedia doses extras de alho “bem torradinho” em seu filé. O que o tornou diferenciado e acabou levando seu nome. Oswaldo Aranha também pedia o mesmo prato no Café Lamas, que na ocasião também o incorporou ao cardápio, e reivindica a paternidade do prato, alimentando uma polêmica sobre o assunto há décadas.

No Cosmopolita, o filé pesa 550 gramas e é servido na tradicional frigideira de metal.

Resultado de imagem para filé oswaldo aranha cosmopolita



 15 de fevereiro - 125 anos de Oswaldo Aranha!  



Nenhum comentário: